O neurologista Gercivan Alves (PE) foi o palestrante do Workshop Medicicor realizado no mês de dezembro, no salão de eventos do Restaurante o Relojoeiro, em Garanhuns, sobre o tema “Terapias da Neuromodulação no Tratamento de Dor”.
Gercivan Alves é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Neurocirurgia pela World Federation of Neurossurgeons (WFNS) e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, possui Residência Médica em Neurocirurgia pelo Hospital da Restauração do Recife. O neurocirurgião é experiente no tratamento de dores crônicas, como a dor lombar, hérnia de disco, aneurisma intracraniano, hidrocefalia, tumores cerebrais e na coluna, traumatismos, lesão dos nervos periféricos, malformações vasculares, dentre outras patologias.
O evento teve início com uma exposição do gerente de produtos Eduardo Cavalcanti que apresentou para os funcionários da Native Clínica Integrada o portfólio de produtos comercializados pela Medicicor para tratamento de dor refratária. Depois foi à vez do neurologista Gercivan Alves falar sobre neuromodulação na substituição das terapias convencionais no tratamento de dores crônicas.
Foram abordados a Neuroestimulação Medular para tratamento da dor de origem neuropática, onde é utilizada uma corrente elétrica gerando estímulos, que irão tratar a dor do paciente. Também foi debatida a Terapia Intratecal (Bomba Totalmente Implantável de Fármaco) para tratamento da dor nociceptiva, onde é empregada a medicação diretamente na região intratecal.
A neuroestimulação é muito aplicada no tratamento de dores crônicas neuropáticas, relacionadas a lesões ou disfunções do sistema nervoso. Essa técnica é uma opção para pacientes com dores resistentes aos tratamentos convencionais a exemplo de pessoas com dor na coluna cervical, torácica e lombar que já tenham passado por cirurgia sem conseguir eliminar a dor; pacientes com metástase óssea de câncer; pessoas com dor crônica resultante de derrame, trauma cerebral ou medular e até de traumas ortopédicos comuns são as candidatas mais frequentes ao uso de neuromodulação.
Segundo o neurologista Gercivan Alves, “muitas são as vantagens da técnica, como a segurança – pois não há risco de lesão ao sistema nervoso do paciente –, a individualização do tratamento e a reversibilidade”, pontuou.