Medicicor

Estimulação sacral é destaque em jantar científico promovido pela Medicicor em João Pessoa
Estimulação sacral é destaque em jantar científico promovido pela Medicicor em João Pessoa

Estimulação sacral é destaque em jantar científico promovido pela Medicicor em João Pessoa

Com o objetivo de ampliar o conhecimento médico sobre alternativas eficazes para o tratamento da incontinência fecal, a Medicicor realizou no dia 10 de abril, um jantar científico no restaurante The W View, unidade Manaíra, em João Pessoa (PB). O evento teve como tema central a “Estimulação Sacral para Incontinência Fecal” e contou com a palestra da coloproctologista Luciana Paraguassú, referência na área.

Durante sua apresentação, a especialista destacou os benefícios da técnica, considerada atualmente uma abordagem de primeira linha no tratamento da incontinência. “O objetivo foi mostrar que a eletroestimulação sacral é um tratamento que potencializa os resultados da fisioterapia. Não deve ser encarado como um último recurso, mas como uma etapa inicial e promissora. O principal beneficiado é o paciente, que alcança alívio dos sintomas de forma mais rápida e duradoura. Muitos relatam a frustração de precisarem de 20 ou 30 sessões de fisioterapia e ainda assim se manterem dependentes dela”, explicou Paraguassú.

A médica ressaltou ainda que a técnica também traz vantagens para os fisioterapeutas, que passam a observar uma resposta mais eficaz às suas abordagens terapêuticas, e para os médicos, que veem seus pacientes apresentarem melhores resultados clínicos. “É um ciclo virtuoso que começa com a estimulação sacral. É o pontapé inicial para um tratamento mais resolutivo da incontinência fecal”, completou.

A estimulação do nervo sacral consiste na implantação cirúrgica de um pequeno dispositivo que emite impulsos elétricos leves diretamente no nervo sacral — responsável por controlar o intestino e os músculos associados à função anal. Esse estímulo promove um melhor controle da evacuação, reduzindo significativamente episódios de liberação involuntária de fezes líquidas, sólidas e gases.

Além de eficaz, o método é seguro, reversível e indicado especialmente para casos em que outros tratamentos não surtem os efeitos desejados. Antes da implantação definitiva, o paciente pode realizar uma fase de teste, permitindo que ele e o médico avaliem a resposta ao procedimento.

Com a promoção desse encontro, a Medicicor reafirma seu compromisso com a educação médica continuada e a disseminação de soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e contribuem com a prática clínica de profissionais de saúde em todo o país.

Últimas Notícias
Categorias de Notícias

Notícias Relacionadas