A utilização dos sistemas CD HORIZON LEGACY Medtronic Deformidades, o Sistema de Derrotação SMARTLINK também da Medtronic e os implantes CD HORIZON LEGACY foram decisivos para garantir o sucesso da primeira cirurgia pediátrica de correção de escoliose idiopática realizada no Hospital Estadual da Criança (HEC), no município de Feira de Santana (BA), no dia 18 de setembro.
A primeira paciente, uma adolescente de 13 anos, foi submetida ao procedimento cirúrgico de alta complexidade, que durou cerca de oito horas, com utilização de neuromonitorização intraoperatória, realizada pelo neurofisiologista Marco Antônio Novaes. Trata-se de uma técnica que permite a navegação cirúrgica de última geração, onde um computador acompanha a manipulação dos instrumentos e implantes realizados pelo cirurgião.
O procedimento utilizou, também, um sistema de autotransfusão, com dispositivo sofisticado, que fornece a reutilização e reaproveitamento do sangue do paciente durante a cirurgia. “Foi um procedimento bastante desafiador. As indicações cirúrgicas começam em 45 a 50 graus de desvio na coluna e, com a técnica conhecida como método de Cobb, mensuramos a curva escoliótica da paciente em 120 graus, o que causava restrição pulmonar, alteração do seu equilíbrio e um alto grau de deformidade”, detalha o ortopedista e traumatologista do HEC, Sérgio Murilo.
“Essa nova cirurgia que passa a ser oferecida é mais um passo importante para a abrangência dos serviços de saúde ofertados pelo HEC. Ajudar as crianças baianas que são acometidas por essa enfermidade, podendo promover qualidade de vida e melhora da autoestima, minimizando impactos futuros para a vida dessa criança, é sempre muito significativo para nossa equipe e para a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil como um todo”, afirmou Lívia Leite, diretora operacional do hospital.