A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 tem como objetivo regulamentar a coleta e o uso de dados não só para fins comerciais, mas também para quaisquer outras atividades que a empresa procure exercer. Portanto essa lei passa a estabelecer, uma série de restrições e princípios aos quais as empresas devem se adequar enquanto lidam com dados de usuários de seus sites, compradores e outros. A Medicicor iniciou seu processo de adequação a nova norma. Saiba como foi isso.
A Medicicor já planeja sua adequação às normas da LGPD (Lei Geral de
Proteção de Dados). Como teve início essa iniciativa?
” O processo de adequação a esta lei já foi iniciado. Houve a contratação de uma consultoria especializada, a Mission Command em parceria com a LLS Advogados, para orientação, análise do fluxo de dados pessoais e processos na Medicicor, implementação de um plano de ação para estarmos em conformidade com a lei e treinamentos para conscientização de todas as áreas envolvidas.”
O que você acredita ser essencial para o sucesso da adaptação às novas
normas?
” O envolvimento de todos os colaboradores é essencial. Todos devem ter em mente que a LGPD precisa ser considerada como uma prioridade. É imprescindível investir capital, tempo, foco e esforço para cumprir as obrigatoriedades quanto à lei. Muito além de evitar as multas, se adequar à lei, é criar uma relação de transparência e lealdade para com nossos clientes e consequentemente, credibilidade no mercado.”
O que ainda falta ser feito?
” Neste momento estamos na fase de mapeamento de dados, produção de políticas corporativas, elaboração de planos de ação, sendo que, o complemento do projeto se dará com um treinamento de segurança cibernética para líderes e todos colaboradores da Medicicor.”