Foi realizado no Hospital Unimed de Caruaru (PE), em 15 de outubro, pelo neurocirurgião Claudio Falcão (PE) o implante do neuroestimulador medular implantável Intellis™. O procedimento contou com a preceptoria do também neurocirurgião Thiago Fortes (AL) e participação do neurocirurgião Bruno Rangel (PE).
Segundo o especialista Cláudio Falcão a paciente já tinha sido submetida a uma cirurgia de artrodese, “mas pouco tempo depois voltou a sentir fortes dores que terminou incapacitando-a. Então se optou pelo implante do dispositivo”. O neurocirurgião informou ainda que considera o dispositivo extremamente eficaz no tratamento das dores crônicas e intratáveis da coluna, particularmente na região lombar. “O implante permite bloquear a sensação dolorosa, e é usado mundialmente, entretanto no Brasil ainda temos uma experiência razoável”, pontuou.
Após a realização do procedimento de implante do neuroestimulador, a assessora comercial e técnica da Medicicor Fernanda Pinho realiza as revisões e acompanha o pós-operatório do paciente avaliando o resultado e esclarecendo dúvidas. Segundo a assessora logo nos primeiros dias ocorre uma melhora de 30 a 70 % das dores. “Nos relatos de dor pós-operatória dos pacientes, numa escala de 0 a 10, onde 0 significa nenhuma dor e 10 significa dor máxima possível, 95% dos pacientes se enquadram na escala de 0 a 1 ponto”, informou.