A Medicicor esteve presente na Gerontovale – 1ª Jornada Pernambucana de Geriatria e Gerontologia no Vale do São Francisco, que ocorreu entre os dias 25 e 26 de novembro, no Nobile Suítes Del Rio, em Petrolina-PE. O evento, que foi promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG-PE, além da realização de debates científicos, ofereceu uma programação especial para o público idoso, desde de atividades recreativas, culturais, ginástica, orientação e avaliação nutricional, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testes cognitivos, circunferência da cintura, da patrulha e pressão manual.
Na grade de palestrantes, uma equipe multidisciplinar composta de geriatras, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros e diversos outros especialistas que se interessam pelo conhecimento científico na área do envelhecimento, debateram temas atuais e polêmicos, a exemplo de promoção da década do envelhecimento saudável, rede de proteção e suporte ao idoso; distúrbios do sono no idoso; os desafios da prescrição, desprescrição e prevenção de iatrogenias; sarcopenia, síndrome da fragilidade; cuidados paliativos e atualizações em Hipodermóclise; manejo da dor; cardiogeriatria (IC e TAV);transtornos neurocognitivos dentre muitos.
Os participantes da jornada puderam conhecer as linhas comercializadas pela Medicicor na área da Neuroestimulação, a exemplo dos neuroestimuladores INTELLIS, implantável InterStim II e PERCEPT PC.
Segundo o geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em Pernambuco, Sérgio Durão, “o evento encerrou-se com a certeza de dever cumprido, pois foi um momento de congregação pensado e planejado há três anos, e tendo como principal objetivo a interiorização da especialidade. Contamos com a participação de 132 congressistas e a realização de uma jornada com diversos temas importantes, além de mini cursos”, informou.
O geriatra lembrou que a idade propicia o aparecimento de algumas doenças, as quais precisam ser prevenidas ou tratadas de maneira apropriada. “O vigor físico e o comportamento também passam por mudanças, por isso, medidas devem ser adotadas para garantir a saúde e a qualidade de vida no período do envelhecimento, promovendo um envelhecer saudável além do tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas”, ressaltou.