A Medicicor, em parceria com a Angiocor – Medicina Intervencionista (SE), promoveu no último dia 30 de janeiro, em Aracaju, o RDN DAY – Denervação Renal. A iniciativa permitiu a realização de três procedimentos, em pacientes sem plano de saúde privado, que aguardavam pelo acesso à terapia.
A programação começou com uma aula ministrada pelo proctor Dr. Valério Fuks (RJ), voltada para o corpo clínico de residentes, enfermeiros e 10 cardiologistas, entre clínicos e intervencionistas. Durante o encontro, os profissionais puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a denervação renal, técnica inovadora no controle da hipertensão arterial de difícil controle.
Os procedimentos foram realizados em três pacientes – duas mulheres, de 38 e 45 anos, e um homem, de 79 anos – que fazem uso de diversas classes de anti-hipertensivos, mas ainda assim mantinham níveis elevados de pressão arterial.
A denervação renal consiste na redução da atividade dos nervos renais por meio da aplicação de energia de ultrassom ou radiofrequência. O procedimento, conduzido por um cardiologista intervencionista, utiliza um cateter para modular os impulsos nervosos que contribuem para o aumento da pressão arterial. Na ação, foi empregado o cateter Multi-Eletrodos Symplicity Spyral, tecnologia avançada que permite uma abordagem mais eficaz e segura.
Avanço no tratamento da hipertensão de difícil controle
A atividade foi coordenada pelos cardiologistas intervencionistas Dr. Eduardo Ferreira e Dr. André Paixão, com a participação dos cardiologistas Dr. Otávio Augusto Aragão, Dr. Laurence Araújo, Dr. Antônio Tercio Oliveira e Dr. Wersley Araujo Silva, além do cardiologista clínico e Coordenador do Serviço de Hipertensão do Hospital Cirurgia, Dr. Thiago Nascimento.
O cardiologista intervencionista Dr. Wersley Araujo Silva, destacou o impacto positivo da Denervação Renal no controle da pressão arterial e na qualidade de vida dos pacientes.
“Este é um procedimento disruptivo, baseado na ablação dos feixes nervosos que envolvem as artérias renais. Estudos demonstram com robustez a segurança e eficácia dessa tecnologia. Com a redução dos níveis de pressão arterial, conseguimos diminuir a necessidade de múltiplos medicamentos (polifarmácia), reduzir eventos cardiovasculares graves e a mortalidade desses pacientes”, ressaltou Silva.
Ele também enfatizou que os avanços na técnica e no aprimoramento do cateter Symplicity Spyral tornaram a Denervação Renal uma alternativa promissora no tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) de difícil controle.
A ação reforça o compromisso da Medicicor e das equipes médicas em oferecer soluções inovadoras para o controle da hipertensão arterial e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.