“Novas evidências em Denervação Renal em 2021”. Este foi o tema central da reunião científica do Departamento de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, realizada no dia 28 de agosto, às 10h, no auditório 2 da unidade hospitalar. O palestrante do evento foi o cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Gordilho Santos (PE), que fez uma exposição detalhada sobre a terapia de denervação renal para o corpo clínico de nefrologistas e integrantes dos programas de residência da instituição, presentes ao evento. A Medicicor foi a organizadora do evento.
A denervação renal é um procedimento hemodinâmico que reduz a descarga simpática renal e, com isso, reduz a ativação do sistema renina e a retenção hidrossalina, melhorando a pressão arterial.
O encontro teve a participação do preceptor da residência médica em Nefrologia do HC-UFPE e professor assistente da disciplina de Nefrologia, Marclébio Manuel Coêlho Dourado. O palestrante discorreu sobre as evidências científicas que norteiam o principal objetivo da terapia que é a redução da pressão arterial. O cardiologista relatou a segurança e eficácia da utilização de radiofrequência com o Cateter Simplicity Spiral da Medtronic ao realizar a denervação.
Escreva um comentário