Uma plateia formada por gastroenterologistas, endoscopistas e outros especialistas participaram no dia 08 de março, às 19h30, no auditório do Hospital Santa Joana Recife, do Meeting “Apresentação de novidades e novas tecnologias na aplicação da cápsula endoscópica”, que foi promovido pela Medicicor. Durante o encontro, a médica gastroenterologista e endoscopista Camila Marinho Farias proferiu uma palestra sobre as funcionalidades da cápsula endoscópica, que consiste em um equipamento minúsculo, utilizado para análise do intestino delgado. Entre suas vantagens estão ser um método seguro, não invasivo, de fácil execução e confortável.
A especialista ressaltou a necessidade de divulgação do exame diante dos benefícios que o mesmo oferece. Camila Marinho abordou os diferentes tipos de cápsulas existentes no mercado; como o método é realizado; as principais indicações (suspeita de doença de Crohn e sangramento obscuro do trato gastrintestinal, dentre outras), atualizações sobre novas cápsulas e versões disponíveis do software. A gastroenterologista destacou também as indicações mais recentes “a exemplo do diagnóstico da suspeita de hemorragia digestiva média, como também a utilização da cápsula de cólon, como ferramenta alternativa no rastreio do câncer colorretal”, pontuou.
Antes de encerrar sua apresentação a palestrante expôs casos clínicos de doenças inflamatórias, onde a cápsula foi utilizada de forma determinante e fundamental para a elaboração do diagnóstico e definição de conduta, “comprovando assim, que o exame com a cápsula é muito importante para indicações precisas”, afirmou.
Uma das participantes do evento, a Diretora Médica da Endogastro LTDA, Leliane Alencar definiu o encontro como “muito enriquecedor e interessante, onde várias especialidades desfrutaram de uma excelente oportunidade de conhecimento e aprofundamento acerca das indicações da cápsula endoscópica na prática clínica diária. Uma integração edificante ao diagnóstico e seguimento clínico dos pacientes”, opinou.
Escreva um comentário