Um evento baseado em evidências científicas. Assim foi a segunda edição do Simpósio Medicicor realizado no último dia 8 de outubro, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Considerado um dos eventos mais importantes para especialistas em Cirurgia Vascular e Endovascular, o encontro abordou temas como tratamento de doenças carotídea, aneurisma da aorta, doença venosa e arterial. Ocorreram discussões sobre trombose venosa profunda, tratamento endovascular das obstruções venosas, trombectomia mecânica, utilização do ultrassom intravascular, abordagem complexa na aorta e uso do Stent Cguard para lesões complexas da Carótida.
A gerente de vendas da Medicicor, Natalia Boone ressalta que o objetivo do simpósio foi apresentar e discutir com maior profundidade, as principais tendências voltadas para Cirurgia Endovascular, com rigor científico, debatendo com renomados especialistas do Nordeste e oferecer um espaço, para que os profissionais pudessem expor suas experiências na aplicação de novas técnicas e tecnologias.
A programação foi pensada criteriosamente e abordou diversos temas de forma prática e objetiva, divididos em painéis que discutiram intervenção venosa, tratamento complexo da aorta, intervenção em Fistula arteriovenosa, tratamento endovascular da carótida e arterial complexo.
A empolgação com o sucesso do encontro foi definida pelo cirurgião vascular e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional Ceará, Dr. Edson Andrade, como “fantástico”. Para o especialista, certamente essa é a primeira edição de um evento médico enriquecedor que veio para “ficar sendo realizado anualmente, pois foi muito proveitoso, conseguindo até superar as expectativas de congressos nacionais. Reunimos num mesmo espaço físico as melhores representações pensantes na área de vascular. Este simpósio pode sim, ser comparado a um evento nacional, por sua organização, escolha dos temas, que foram atuais e ao mesmo tempo trouxe a debate assuntos controversos dentre muitas novidades”, afirmou.
A opinião do cirurgião vascular também foi compartilhada por outro especialista, o coordenador científico do evento, cirurgião vascular Dr. Maurício Aquino (BA). Para ele, “o evento possibilitou a discussão sobre as técnicas mais atuais de tratamento das doenças vasculares e mostrou a importância em dominar as novas tecnologias envolvidas neste processo. O caráter itinerante do Simpósio prestigiou os especialistas de diferentes regiões e permitiu a discussão de casos clínicos num cenário que é comum a maioria dos participantes, uma vez que palestrantes e participantes são da mesma região do Brasil (Nordeste), com características de Saúde e Economia muito parecidas. Isso tornou o debate mais próximo à realidade do dia a dia de cada profissional”, opinou Aquino.
O radiologista intervencionista e cirurgião vascular, Dr. Carlos Abath (PE) lembrou o caráter educacional do encontro. Segundo o médico, “o simpósio foi válido também por ser uma atividade educacional de muita importância para a Região Nordeste. O evento permitiu uma discussão mais aprofundada e íntima e se mostrou uma atividade de educação continuada. É muito interessante essa rotatividade, pois permite a interatividade dos diversos centros educacionais do Nordeste que apresentaram seus avanços e desafios no tratamento diário das doenças vasculares”, ressaltou.
Para o cirurgião vascular Dr. André Brito (BA) o simpósio “certamente se tornou uma marca de qualidade enaltecendo a regionalidade. Todos os integrantes competentes e atualizados tiveram a oportunidade de mostrar seus casos e suas experiências. Uma organização primorosa, sem falar que foi gratificante poder reencontrar os colegas novamente, depois de muito tempo”, destacou Brito.
Escreva um comentário