Medicicor

Nova Técnica Cirúrgica Diminui Riscos de Complicação por Hipertensão
Nova Técnica Cirúrgica Diminui Riscos de Complicação por Hipertensão

Nova Técnica Cirúrgica Diminui Riscos de Complicação por Hipertensão

Foi realizada em Recife (PE), no dia 28 de junho, uma cirurgia de “Denervação Renal”. O procedimento inédito foi conduzido pelo cardiologista intervencionista e proctor da Medtronic, Carlos Eduardo Gordilho e realizado pelo também cardiologista intervencionista Vinicius Melo Filho, no Hospital Unimed III , sem intercorrências e com duração de uma hora. A paciente hipertensa refratária, de 78 anos, fazia uso de 5 classes de anti-hipertensivos, e apresentava pressão arterial pelo mapa 190 x 105.


Durante o procedimento foi utilizado o cateter Symplicity Spyral da Medtronic. De acordo com o cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Gordilho “com esse cateter atingimos novos níveis de sucesso em tempo menor, podendo fazer muito mais pontos de denervação do que antes, o que gerou um tratamento mais eficaz e traz qualidade de vida para o paciente”, informou. O especialista alertou ainda, que “a seleção adequada do paciente é fundamental, sempre observando as referências já existentes de estudos de descrição completa das artérias dos rins”, ressaltou.


A denervação renal consiste na ablação da inervação renal, que produz hormônios responsáveis pela elevação da pressão arterial. O procedimento é indicado para pacientes com hipertensão resistente, ou seja, em uso de várias classes de anti-hipertensivos, mas que mantêm níveis elevados de pressão arterial.

Os benefícios alcançados pela cirurgia são: melhor controle dos níveis de pressão arterial, diminuindo os riscos de complicações decorrentes da hipertensão, e diminuição da quantidade de medicações para pressão, o que diminui, também, os efeitos colaterais. Os rins podem controlar a pressão arterial por meio de sinais elétricos enviados e recebidos pelo cérebro através do SNS (Sistema Nervoso Simpático).

A denervação renal interrompe a comunicação entre o cérebro e os rins, cessando esses sinais, diminuindo a pressão arterial. A RDN fornece energia aos nervos renais para auxiliar no controle da pressão arterial. O cateter de denervação renal Multi-Eletrodo Symplicity Spyral tem maior capacidade de entrega e produz 4 ablações simultâneas em comparação à ablação única produzida pelo cateter Symplicity, que denerva a artéria renal usando energia de radiofrequência (RF). O cateter Symplicity Spyral foi projetado para tratar uma variedade de tamanhos e formas de vasos, aumentando a população de pacientes tratáveis.

Últimas Notícias
Categorias de Notícias

Notícias Relacionadas