No dia 20 de abril, Salvador sediou o Aorta Talks, um evento dedicado ao manejo das doenças que afetam a aorta, a maior e mais importante artéria do sistema circulatório. Realizado no Wish Hotel da Bahia, o encontro marcou a primeira vez que a capital baiana realizou este tipo de imersão, reunindo cerca de 150 profissionais do Brasil e do exterior.
Idealizado pelo renomado Cirurgião Vascular e Endovascular Dr. André Brito, referência internacional na temática, o Aorta Talks é um desdobramento do IVATalks Aorta, edição produzida pela equipe IVA – Inteligência Vascular Avançada, em 2023. O evento promoveu um fórum multidisciplinar de discussão e atualização científica na área, destacando-se pela qualidade das palestras e debates conduzidos por grandes referências nacionais e locais.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar o Simpósio “Técnicas Endovasculares para o Arco Aórtico”, promovido pela Medicicor, uma das empresas patrocinadoras do evento. O Cirurgião Vascular e Endovascular, Dr. André Pinheiro, ministrou a apresentação, onde compartilhou uma tática operatória utilizada para evitar a oclusão do arco aórtico em uma paciente portadora de lesões próximas de duas artérias. “Foi realizada uma revascularização da prótese, na mesa de cirurgia”, explicou o especialista.
A Medicicor também disponibilizou um stand onde apresentou sua linha de endopróteses. Essa iniciativa permitiu aos participantes conhecerem de perto os produtos e tecnologias disponíveis para o tratamento das doenças aórticas, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e o avanço da medicina vascular.
O evento contou com a participação de cirurgiões vasculares e cardíacos, cardiologistas, radiologistas e outros profissionais dedicados à área. Para o Cirurgião Vascular e Endovascular, Dr. Almiro Vieira de Melo Neto, o evento proporcionou uma expressiva troca de experiências e uma atualização científica “com foco nos últimos avanços, estudos clínicos recentes e novas tecnologias destinadas ao tratamento de doenças aórticas evidenciando a importância do mesmo para a comunidade médica especializada”, ressaltou.
Um dos pontos centrais da programação foi o destaque para os avanços nos tratamentos de duas doenças relacionadas à aorta que mais afetam os pacientes: o aneurisma e a dissecção da aorta. Segundo um levantamento recente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), pelo menos 10 pessoas são internadas por dia no país devido ao aneurisma da aorta.
Escreva um comentário