A Medicicor também integrou, entre os dias 29 e 30 de novembro, na cidade de Petrolina (PE), mais uma Caravana SBN. O encontro aconteceu na Fundação Nilo Coelho e a iniciativa objetivou colaborar com a qualificação e atualização profissional de médicos neurocirurgiões, neurologistas, estudantes de medicina e demais interessados da área de saúde.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a coordenação geral da caravana ficou a cargo dos médicos Aziz Rassi Neto e Koji Tanaka, e a coordenação local do neurocirurgião Samuel Moura. Entre os convidados, palestrantes renomados da neurocirurgia, vindos dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O evento também teve a presença do Dr. Luis Alencar Biurrum Borba, presidente da SBN.
De acordo com o neurologista Samuel Moura (PE), a importância do evento na região está relacionada ao fortalecimento local, à superação das distâncias entre a cidade e a capital, bem como à valorização da neurocirurgia regional, que possui reconhecimento internacional.
“Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são cidades vizinhas de estados vizinhos. Sua localização impõe uma distância entre 500 e 800 km de suas capitais. A Caravana da SBN contribuiu muito para manutenção e crescimento da neurocirurgia, aqui no Submédio São Francisco, o que representa melhor assistência neurocirúrgica a esta comunidade”, comentou o coordenador.
A programação foi em módulos, com duração de trinta minutos à uma hora e meia, e abordou temas relevantes da neurocirurgia. No primeiro dia: aneurisma cerebral, malformação vascular, tumores da base do crânio, neuroanatomia, tumores gerais, coluna degenerativa, doenças neurovasculares. No segundo dia: acessos da base do crânio, coluna cervical e cirurgia minimamente invasiva da coluna.