Medicicor

Acessos vasculares e nefrologia foi o tema da primeira edição do IVATalks
Acessos vasculares e nefrologia foi o tema da primeira edição do IVATalks

Acessos vasculares e nefrologia foi o tema da primeira edição do IVATalks

Em sua primeira edição, o IVATalks, um encontro promovido pelos cirurgiões vasculares da equipe IVA – Inteligência Vascular Avançada, fomentou discussões sobre acessos vasculares com um público seleto de médicos nefrologistas, enfermeiros do segmento, gestores de clínicas e representantes de empresas médicas convidadas. O evento ocorreu no dia 11 de junho, no salão de eventos do Hotel Deville e contou com o patrocínio da Medicicor.

A Equipe IVA é referência em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista. Composta por nove cirurgiões vasculares formados nas mais conceituadas instituições do Brasil e do mundo, a equipe, com mais de onze anos de atuação, se divide entre os maiores centros cirúrgicos da Bahia, duas unidades de atendimento em Salvador e participação nos maiores congressos nacionais e mundiais em temas que envolvem a especialidade.

O principal objetivo do IVATalks é promover uma série de eventos de atualização científica e novas tecnologias destinadas a temas que envolvem interação entre a especialidade de Cirurgia Vascular e outras estratégicas. “Nosso nome já não abraçava todos os serviços que poderíamos realizar dentro da especialidade. Foi preciso crescer e dialogar com outras áreas que possuem interface com a nossa”, afirmou o cirurgião vascular Leonardo Cortizo, que comanda o IVA ao lado dos médicos Ayana Vieira, Rodrigo Mota, André Brito, Paulo Menezes Filho, Bruno Canguçu e Rodrigo Carvalho.

Para o cirurgião vascular e endovascular André Brito o evento foi bem sucedido e pioneiro pois “reuniu diversos especialistas em torno do paciente renal, oportunizando a troca de experiências sobre o manejo, acompanhamento e manutenção da perviedade dos acessos vasculares para hemodiálise, como também proporcionou uma atualização científica com ênfase em estudos clínicos recentes e novas tecnologias destinadas ao tema Nefrologia”, enfatizou.

O especialista ressaltou também, que construir um cuidado efetivo, personalizado e efetivo para o paciente dialítico é “vital para o sucesso do tratamento, pois essa multidisciplinaridade entre os médicos permite enxergar a área vascular por diferentes visões”.

Durante o encontro foi debatido a situação de pacientes que necessitam de um acesso vascular que pode ser feito por fístulas arteriovenosas, utilizando-se veias autógenas ou próteses, ou por cateteres venosos. E também o uso prolongado da hemodiálise que torna necessário manter acessos vasculares de utilização duradoura. “Tanto fístulas arteriovenosas como os cateteres vêm sendo objeto de estudos na literatura, na tentativa de prolongar sua vida útil”, pontuou o especialista. A próxima edição do IVATalks envolve o tema Aorta.

Últimas Notícias
Categorias de Notícias

Notícias Relacionadas