Um encontro científico que apresentou o uso do Autolog na Cirurgia Plástica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Pernambuco em parceria com a Medicicor, no último dia 07, no salão de eventos do Restaurante Spettus Premium (PE) integrou a programação comemorativa do Dia Nacional do Cirurgião Plástico.
O sistema de autotransfusão Autolog ® é um dispositivo sofisticado, com design excepcional e eficaz, que fornece sangue autólogo durante procedimentos cirúrgicos. O resgate autólogo de células vermelhas do sangue é um método seguro, confiável e de baixo custo. Para os médicos e equipes cirúrgicas envolvidas com a conservação de sangue, a autotransfusão oferece uma ferramenta inovadora.
O palestrante e diretor do Instituto Mineiro de Cirurgia Plástica- IMCP, Leandro Gontijo (MG), iniciou sua exposição ressaltando o papel inovador do uso do Autolog no procedimento da Lipoaspiração. “O sistema veio para somar, pois trouxe segurança para médico e paciente, que na verdade, é o principal foco das cirurgias plásticas de lipoaspiração. Ele otimizou a segurança dos nossos pacientes, pois durante a lipoaspiração é frequente o sangramento, o que pode ou não causar anemia “, salientou o especialista.
Dentre as vantagens da utilização do Autolog nas cirurgias plásticas, o cirurgião destacou que o mesmo ajuda a recuperar as hemácias perdidas durante o procedimento. “É nítida a diferença entre os pacientes que usam o Autolog e os que não usam, principalmente durante o pós-operatório. Os que não usam apresentam episódios de fraqueza, mal-estar, tonturas, desconforto e dificuldade para levantar-se. Os pacientes que usam, apresentam uma recuperação mais rápida e eficaz. A diferença é grande “, observou Gontijo.
A experiência com a utilização do Autolog levou o diretor do Instituto Mineiro de Cirurgia Plástica- IMCP a desenvolver um trabalho científico, ainda em curso, mas já apresentando resultados preliminares positivos e promissores principalmente no tocante ao controle de frequência cardíaca, daqueles pacientes que foram submetidos a lipoaspiração. Ele revela que tinha conhecimento da eficácia e eficiência do Autolog em outras áreas médicas, “o que gerou meu interesse inicial, sempre na busca de soluções para as limitações que a anemia traz para o uso da lipoaspiração”, explicou.
Muito entusiasmado com o encontro, o cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional Pernambuco, Luiz Felipe Duarte Fernandes Vieira, exaltou o dia comemorativo, e afirmou que a especialidade transcende o estético e “procura através do ato cirúrgico devolver ao paciente algo que ele deseja ou perdeu. Agradeço ao parceiro Grupo Medicicor por sempre nos apresentar produtos e equipamentos de ponta, que nos permitem atender de forma mais do que satisfatória o que o paciente deseja”, opinou.