Medicicor Promove Apresentação do Sistema de Ablação RF Osteocool e Kits de Acesso Ósseo
![](https://medicicor.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Medicicor-Promove-Apresentacao-do-Sistema-de-Ablacao-RF-Osteocool-e-Kits-de-Acesso-Osseo-1024x719.png)
O Sistema de Ablação de RF OsteoCool indicado para o tratamento paliativo em procedimentos na coluna vertebral por meio da ablação de lesões malignas metastáticas em um corpo vertebral foi apresentado, no dia 02 de agosto, no Centro de Ensino Medicicor, ao especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia Oncológica, Alex Guedes, e virtualmente, as demais equipes da empresa. A apresentação foi realizada pelo especialista de produtos Carlos Rosado da Medtronic (SP), que abordou as funcionalidades do sistema, destinado também à coagulação e ablação do tecido ósseo durante procedimentos cirúrgicos, incluindo paliação de dor associada a lesões metastáticas envolvendo osso em pacientes que falharam ou não são candidatos à terapia padrão. O sistema contém um gerador de RF, bomba peristáltica e o hub do conector, que fornece dois canais para o uso das sondas de ablação por RF OsteoCool e dois canais para uso dos termopares independentes OsteoCool. Na opinião do ortopedista especialista em tumores ósseos, Alex Guedes, “trata-se de um sistema inovador, que se agrega a todas as tecnologias existentes, proporcionando ao mesmo tempo o diagnóstico e tratamento das lesões, em um único tempo cirúrgico, de forma minimamente invasiva, o que traz ao médico uma benéfica praticidade”, assegurou.
Treinamento Esclarece Dúvidas sobre Subdistribuição e Participação em Licitações
![](https://medicicor.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Treinamento-Esclarece-Duvidas-sobre-Subdistribuicao-e-Participacao-em-Licitacoes--1024x719.png)
Colaboradores de diversos setores do Grupo Medicicor (empresas Elevemed e Medicicor) participaram no dia 20 de agosto, no auditório do Edifício Mundo Plaza, do “Treinamento de Subdistribuição e participação em Licitações” ministrado pelos advogados Bruno Lafani e Gregory Branco (LLS Advocacia). Durante o treinamento foram apresentados conceitos básicos do perfil do subdistribuidor e do parceiro, suas diferenças, além dos principais pontos da legislação referente a licitações e contratos, abordando informações fundamentais e introdutórias sobre o assunto. O evento teve como público alvo gestores comerciais, responsáveis técnicos farmacêuticos, dos setores Financeiro, Compliance, Comercial & Legal. De acordo com o advogado Bruno Lafani o treinamento é mais uma iniciativa que visa trazer segurança jurídica para as empresas do grupo. “Sabemos que todo este movimento parece ser algo burocrático, mas é necessário, pois vivemos um cenário de incertezas, com auditorias constantes das empresas multinacionais que vivem dentro de um mercado predatório, por conta da concorrência”, informou. Segundo o advogado Gregory Branco diante desta realidade “não podemos ficar descobertos e sem argumentos de defesa caso seja necessário”, ressaltou. O especialista explicou sobre a importância do cadastro e o “due diligence”, e alertou que sempre que um terceiro desejar ser parceiro comercial do Grupo Medicicor deverá passar pelas etapas da análise comercial e Compliance, pois a documentação contratual sempre será à base de qualquer negociação. O especialista apresentou aos participantes do treinamento as etapas que devem ser seguidas para a efetivação correta do cadastro, a começar pela consultoria do escritório de advocacia LLS realizando o “due diligence” e fornecendo o suporte de Compliance, além dos demais procedimentos. Para a gerente comercial Minel Oliveira, responsável pelas unidades de negócios de Neurocirurgia e Uroginecologia, e uma das participantes do evento, “todo treinamento é importante, pois agrega conhecimentos, e este em especial, que diz respeito à venda por licitação, envolve muitas regras e a Medicicor está de parabéns em proporcionar mais este conhecimento aos seus colaboradores”, elogiou.
Alunos do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Conhecem Produtos da Linha Hartmann
![](https://medicicor.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Alunos-do-Curso-de-Pos-Graduacao-em-Enfermagem-Conhecem-Produtos-da-Linha-Hartmann--1024x719.png)
Atendendo a um convite da professora da pósgraduação de enfermagem em dermatológica, da Universidade Tiradentes-UNIT, (SE), enfermeira Estomaterapeuta Marcela Moreira, a equipe da Medicicor participou, no último dia 28, do Workshop de Cobertura para Tratamento de Feridas – Hartmann, destinado aos alunos da segunda turma da pós-graduação daquela unidade de ensino. Foram apresentados durante o evento, os diversos curativos da Linha Hartmann, indicados para cicatrização de feridas superficiais ou cavitárias, que auxiliam no tratamento de úlceras de perna, por pressão, diabéticas, queimaduras de 1º ou 2º grau, abrasões, lacerações e outras situações. Segundo a coordenadora do evento, Marcela Moreira, que é Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, o tratamento de toda gama de feridas complexas exige um corpo médico multidisciplinar e uma equipe de enfermagem especializada. “A participação das indústrias de soluções para feridas, por meio dos representantes, na grade curricular da pós-graduação de enfermagem dermatológica é uma estratégia interessante, pois dá oportunidade aos futuros especialistas em feridas, de conhecer o que o mercado tem disponível para auxiliar na prevenção de lesões de pele e para promover a cicatrização das feridas. A participação da Hartmann, através da Medicicor, foi muito importante, pois é uma empresa que fornece produtos bem diferentes em seu portfólio de tratamento de feridas”, ressaltou. Para a supervisora técnica Renata Magalhães “participar deste evento, compartilhar conhecimento e trocar experiências com o grupo de enfermeiros da especialização de Enfermagem em Dermatologia foi muito enriquecedor. Sempre tenho algo de bom para agregar na minha bagagem pessoal e profissional. Agradecemos à Enf. ET Marcela Moreira pelo convite”, afirmou
Reunião Científica da SBC-BA Debate Tratamentos para Hipertensão Arterial
![](https://medicicor.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Reuniao-Cientifica-da-SBC-BA-Debate-Tratamentos-para-Hipertensao-Arterial-1024x719.png)
Dando continuidade a realização de suas reuniões científicas, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia (SBC/BA) promoveu no último dia 25, às 19h, via zoom, mais um encontro, com a participação dos cardiologistas Emerson Porto, coordenador da Unidade de Pronto Atendimento e UTI Cardiológica da Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC) e Carlos Eduardo Gordilho Santos (PE), integrante da clínica INTERVENCOR. O evento foi patrocinado pela Medicicor. A primeira aula foi ministrada pelo cardiologista Emerson Porto, que falou sobre o tema “Hipertensão Arterial Resistente e Refratária. Como investigar e tratar em 2021?”. Segundo o cardiologista, a HAS resistente apresenta uma prevalência de 10 a 30%. Contudo, a maioria dos pacientes se encontra com a PA elevada por não adesão ao tratamento e/ou efeito do jaleco branco (ele é hipertenso, mas a PA fica mais alta na consulta e normal em casa). O especialista alertou que o médico “sempre deve estar atento às características individuais de cada paciente portador de hipertensão resistente e refratária, antes de optar pela mudança de qualquer tratamento que o mesmo esteja utilizando no momento”, informou. A segunda aula foi ministrada pelo cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Gordilho Santos que falou sobre “Denervação renal em 2021”. Para quem indicar e como realizar?”. Para o especialista a hipertensão “já é uma epidemia” e a escolha da denervação tem como objetivo melhorar o controle da doença, “pois estudos revelam que o método reduz a mortalidade em 13%”, informou. Dr. Gordilho enfatizou que antes de qualquer decisão, o médico sempre deve aconselhar o doente a buscar uma melhora na qualidade de vida, evitando o sedentarismo, “além de confirmar a hipertensão resistente, avaliar os resultados do MAPA e certificar a condição do paciente refratário, ou seja, que utiliza de 5 a 7 classes de anti-hipertensivos”. O cardiologista ressaltou que todo esse cuidado é necessário, “pois existem também contraindicações para a denervação. É preciso salientar que a técnica não está associada à diminuição do uso de medicamentos, e sim a diminuição da pressão arterial”, explicou.
Denervação Renal é Discutida em Reunião Científica do HC-UFPE
![](https://medicicor.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Denervacao-Renal-e-Discutida-em-Reuniao-Cientifica-do-HC-UFPE-1024x719.png)
“Novas evidências em Denervação Renal em 2021”. Este foi o tema central da reunião científica do Departamento de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, realizada no dia 28 de agosto, às 10h, no auditório 2 da unidade hospitalar. O palestrante do evento foi o cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Gordilho Santos (PE), que fez uma exposição detalhada sobre a terapia de denervação renal para o corpo clínico de nefrologistas e integrantes dos programas de residência da instituição, presentes ao evento. A Medicicor foi a organizadora do evento. A denervação renal é um procedimento hemodinâmico que reduz a descarga simpática renal e, com isso, reduz a ativação do sistema renina e a retenção hidrossalina, melhorando a pressão arterial. O encontro teve a participação do preceptor da residência médica em Nefrologia do HC-UFPE e professor assistente da disciplina de Nefrologia, Marclébio Manuel Coêlho Dourado. O palestrante discorreu sobre as evidências científicas que norteiam o principal objetivo da terapia que é a redução da pressão arterial. O cardiologista relatou a segurança e eficácia da utilização de radiofrequência com o Cateter Simplicity Spiral da Medtronic ao realizar a denervação.